Aproveite as nossas últimas novidades e ofertas especiais

As caixas de acrílico

As caixas de acrílico são uma espécie de forma básica, um ponto de partida e que pode assumir as mais variadas formas e cores. As caixas de acrílico são um mundo no qual pode valer a pena entrar.

A caixa como objeto tem a sua origem quase perdida no tempo. Do ponto de vista do mobiliário estaremos perante um móvel de guardar.

A arca foi a primeira peça de mobiliário criado pelo homem – escavada no tronco de uma árvore!

Quando se percorre as listas de inventário dos séculos XIV até ao presente podemos confirmar uma omnipresença da caixa. No Portugal medieval as caixas e as arcas são um móvel fundamental e, posteriormente, no renascimento italiano tivemos o “Cassone”, a “Credenza” e o “Buffet”, este último um meio - termo entre a caixa e o móvel.

A partir da forma básica as necessidades a satisfazer impuseram a evolução no sentido da criação de móveis mais adequadas à particular função que se pretendia em cada caso. Em função do objeto que se guardava na caixa evoluiu-se para um móvel mais adequado à guarda desse objeto concreto.

Enfim, executadas nos mais variados materiais ao longo dos tempos as caixas são uma peça de mobiliário e de decoração de que dificilmente os especialistas prescindem.

E as caixas de acrílico?

Historicamente a caixa destinou-se a conter os mais variados objetos e não a exibi-los, a mostra-los. Mas isso mudaria com o vidro e posteriormente com o plástico. A partir desse momento as caixas passaram a conter os objetos e, quando desejado, a mostra-los também.

A multiplicidade de cores em que o acrílico se encontra disponível permite que as caixas de acrílico possam desempenhar as mais variadas funções. O acrílico preto, o acrílico vermelho, o acrílico opaco, o acrílico opalino, o acrílico verde são apenas exemplos. As caixas de acrílico executadas nestas cores constituem, afinal, objetos diferentes e diferenciados. Domínio próprio da subjetividade e das conceções estéticas dos criadores apenas nos permitimos ficar pela simples referência ao universo de possibilidades que aqui estão presentes.

Por outro lado, a versatilidade do acrílico ou seja, a sua aptidão para assumir as mais variadas formas permite a criação de uma multiplicidade de tipos de caixas de acrílico. Mais uma vez, o domínio da subjetividade…….! E das possibilidades…..!

A resistência e a durabilidade do acrílico alargam ainda mais o âmbito do possível nas caixas de acrílico!

Concluindo, diríamos que as caixas de acrílico são isso mesmo: caixas! As funções podem ser múltiplas e a diversidade nas formas fica ao sabor da imaginação. A diferença, essa está no acrílico ….. e no saber conceber e executar. As cores podem ser as mais variadas e podemos conceber caixas de acrílico todas em acrílico de uma só cor como existe a possibilidade de caixas de acrílico concebidas com acrílico de várias cores.

Vale a pena tentar!

Caixas de Acrílico

17 visualizações