O acrílico e o colecionismo

Trataremos da relação dos produtos de acrílico com o colecionismo. Está em causa o recurso a vitrines em acrílico, estantes de acrílico e redomas de acrílico. Está, sobretudo, em causa a forma como os produtos em acrílico servem essa verdadeira paixão humana em que se consubstancia o ato de colecionar.

O colecionador exprime-se na sua coleção. Colecionar não é mera acumulação de objetos, ato de juntar sem critério e sem sentido. No essencial os objetos são adquiridos e agrupados em função de um determinado tema. Na coleção está a história do objeto colecionado, mas também – e sobretudo! – a do colecionador. Os objetos têm uma história; mas ligam-se aos momentos do colecionador. Basta contatar diretamente com as pessoas que possuem esta paixão para sentir este misto de razão e emoção!

Os produtos em acrílico têm vindo a desempenhar um papel crescente neste universo. De um modo geral, o colecionador procura nos produtos de acrílico uma forma de proteger e expor os objetos da coleção. No geral, vemos vitrines de acrílico, estantes de acrílico e redomas de acrílico! Mas o que queremos realçar é que há todo um mundo de possibilidades para estes produtos de acrílico! Nas cores, nas formas, nas dimensões! O colecionador quer agrupar, expor e proteger as suas peças, mas quer que isto tenha um sentido. Quer sempre que seja de uma determinada forma. É sempre um processo!

Quando um colecionador nos procura já tem um conceito, uma ideia, muitas vezes traz um desenho em esboço. No entanto, quando a peça “surge no Mundo físico” ele deve poder sentir uma emoção de prazer. Pode não ser a que sente quando adquire a peça que coleciona, mas tem que poder sentir que a estante de acrílico, a vitrine de acrílico ou a redoma de acrílico fazem parte integrante da sua coleção. O colecionador pretende uma vitrine, uma estante, uma redoma de acrílico em que as suas peças de coleção “estejam bem”. A questão está em dar ao colecionador um produto em acrílico que passe a ser o “lugar” da peça colecionada!

Cada coleção é um caso particular pois o seu autor é uma Pessoa, um ser singular. A relação do colecionador com a coleção vai definir o produto de acrílico pois este terá que ser uma expressão do colecionador. Depois, a singularidade de cada coleção é função de todo um conjunto de fatores e que se ligam à circunstância daquele colecionador em concreto pois só ele sabe onde a colocará e como o fará.

As empresas de produtos de acrílico têm na conceção e no desenvolvimento de produto uma área que se adequa a este misto de razão e emoção do colecionador. Olhar para a coleção, conhecer a coleção ou seja, a sua história e sentido, conhecer o colecionador para poder comunicar com ele são fatores determinantes de um produto de acrílico criado para um colecionador. Sim, para o colecionador pois ele “está” na coleção! Também passará a “estar” na vitrine de acrílico, na estante de acrílico ou na redoma de acrílico! Seão concebidas e executadas para passar a “fazer parte” da sua coleção! Nós, tentamos fazer parte deste processo!

Acrílico e o colecionismo

84 visualizações

Aproveite as nossas últimas novidades e ofertas especiais