O acrílico e o mobiliário

As características do acrílico definem o universo das suas aplicações. O universo dos móveis em acrílico é particularmente rico. Com efeito, os móveis em acrílico podem não estar muito presentes no nosso país, mas trata-se de uma circunstância Portuguesa. Uma rápida investigação por outras paisagens revela que o acrílico é largamente utilizado no mobiliário e na decoração.

Efetivamente, podemos encontrar o acrílico como material escolhido para a construção da totalidade do móvel. Por outro lado, surge-nos muitas vezes em combinação com outros materiais. Em suma, o acrílico é usado na execução do encosto de uma cadeira, mas também encontramos cadeiras integralmente produzidas em acrílico. E a verdade é que encontramos o acrílico em “portas e divisórias de alumínio, componentes e acessórios de móveis, (…), componentes de poltronas, banquetas, mesas, puxadores, divisores e frentes de gavetas, acessórios de cozinha, escritórios e WC, (…), proteção de quadros e obras de arte (…)”.

O acrílico é um material com muita durabilidade. Em regra, o acrílico dura pelo menos dez anos em perfeitas condições quando sujeito aos elementos atmosféricos como o sol e a chuva.

Por outro lado, a resistência do acrílico aos impactos é enorme. É evidente que aqui haverá que levar em consideração que as placas de acrílico têm várias espessuras e, consequentemente, terá que se levar em linha de conta com o uso que se atribui a um móvel em acrílico. No essencial, pode estalar……, mas não estilhaçar! Adequa-se, assim, a um uso amigável de lares com crianças, mas também de espaços com muito tráfego de pessoas.

Ao ser passível de assumir diversos formatos possibilita a criação de móveis de formas variadas e com elevado valor estético.

Uma última nota. O acrílico surge-nos com as mais variadas cores. Esta variedade de formas e de cores que as peças de mobiliário e decoração em acrílico podem assumir encerram em si um enorme potencial para os criadores deste universo.

Não estão aqui em causa apenas considerações de ordem estritamente funcional, mas também aspetos estéticos relevantes a que o mundo da decoração dá valor! Mas este já será tema de outros textos…..!



0 visualização

Aproveite as nossas últimas novidades e ofertas especiais