O acrílico e o visual merchandising

Como sempre falaremos do acrílico. O acrílico é um material que se encontra no mercado com as mais variadas cores, permite a criação de produtos com as mais díspares formas e possui características que lhe permitem desempenhar uma função muito relevante no domínio do visual merchandising, No exterior, o acrílico pode ser usado para assinalar e chamar a atenção para o ponto de venda. A utilização do acrílico em produtos de exposição no interior do ponto de venda é uma prática comum e que pode ser potenciada pelos profissionais da área.

Vitrinismo - Paris

O visual merchandising é um instrumento do merchandising. Pretende-se, com esta técnica, potenciar a venda dos produtos no ponto de venda.

O ponto de venda (loja) caracteriza-se por um ambiente externo ou seja, o estilo arquitetónico, fachada, sinalização e montra. O que se pretende é que estes elementos causem uma boa primeira impressão e constituam um fator de atração dos clientes. A forma como um estabelecimento se apresenta aos olhos do público que passa é essencial no processo de venda.

O ambiente interno da loja é constituído por elementos como o próprio layout do estabelecimento, a sua iluminação, a temperatura ambiente, as cores que aí se utilizam, assim como aromas, elementos sonoros e a própria sinalização que aí se coloca. Fazem ainda parte deste ambiente interior os expositores, as gôndolas e mesas. Naturalmente, a enumeração não é exaustiva pois depende de cada negócio em concreto.

Os produtos em acrílico desempenham aqui uma multiplicidade de funções. Ao pensar na utilização de produtos em acrílico no ambiente exterior do ponto de venda foco-me, desde logo, na sinalização exterior da loja. Estão aí em causa elementos que se colocam na sua fachada como o seu nome, colocado de forma bem visível, legível e em harmonia com os outros elementos. Normalmente, uma placa ou painel com o nome e/ou logótipo são o primeiro elemento a ser apreendido pelo cliente. A sua constituição é decisiva e fatores como a dimensão que lhe é dada, a forma que assume, a respetiva cor e o modo como nos surge iluminado são decisivos. Aqui, pretende-se identificar o ponto de venda, mas sobretudo criar no potencial cliente a vontade de entrar no estabelecimento. É um fator que tem a ver com a primeira impressão!

As placas e painéis em acrílico são muito usadas para este efeito. Com uma multiplicidade de dimensões, formas e cores são particularmente adequadas para a dupla função que atrás atribuímos a estes elementos do ambiente exterior do ponto de venda. A durabilidade do acrílico em face dos elementos atmosféricos e a sua resistência permitem uma utilização segura e perene.

Dado que cada negócio tem a sua identidade e especificidades próprias as empresas que produzem produtos em acrílico devem ser capazes de interpretar as necessidades e aspirações dos seus clientes e apresentar soluções que lhes permitam otimizar o seu ponto de venda.

Mais uma vez, o desenvolvimento de produto e o design. Sobretudo, a proximidade e a interação atenta e cuidada com o cliente!

0 visualização

Aproveite as nossas últimas novidades e ofertas especiais