Ainda o acrílico e o visual merchandising

No texto anterior focamos a ligação entre o acrílico e o visual merchandising na perspetiva do ambiente exterior da loja. Referimos então a utilização que o acrílico pode ter na sinalização exterior. Contudo, outro elemento do ambiente exterior da loja é a montra!

Os produtos em acrílico podem desempenhar – e têm desempenhado – um papel crucial na conceção das montras.

A montra é um elemento vital da loja. Através dela, chama-se a atenção do potencial cliente e procura-se criar nele a vontade de aceder ao interior do estabelecimento. A montra transmite sempre uma mensagem, diz-nos sempre a que público o ponto de venda se dirige, os produtos que comercializa.

As questões que aqui sobrelevam são a “quantidade, tamanho, formato, cores, temas, produtos expostos e, ainda, a frequência com que são renovadas”. Cada um destes aspetos tem sido objeto de estudo aprofundado. No entanto, aqui queremos apenas realçar que basta atentar nestes aspetos da conceção das montras para perceber o potencial do acrílico neste domínio.

O acrílico, nunca é demais repeti-lo, surge no mercado com uma enorme panóplia de cores. Por outro lado, o acrílico pode assumir as mais diversas formas. A resistência e a durabilidade do acrílico são outras caraterísticas que o distinguem para este fim a par com a facilidade de limpeza.

Para além destas caraterísticas do acrílico não é de desprezar a sua aptidão para ser combinado com outros materiais. Para além disso, o acrílico pode ser – e tem sido com grande frequência – iluminado com Led!

O vitrinismo, entendido como instrumento do visual merchandising, tem recorrido profusamente ao acrílico. Trata-se de uma realidade Portuguesa que acompanha a tendência de muitos mercados estrangeiros. Basta visitar qualquer capital europeia para podermos encontrar acrílico nas montras.

É claro que cada negócio tem a sua identidade e as especificidades que o singularizam. De todo o modo, da restauração às bebidas, do mobiliário à decoração, do vestuário ao calçado podemos encontrar montras em que a variedade de formas e tamanhos e a profusão de cores que o acrílico proporciona são colocados ao serviço dessas funções tão essenciais como chamar a atenção do cliente e fazer com que queira entrar no ponto de venda.

A criação de cenários atraentes para o público depende do empresário e/ou do profissional de visual merchandising, mas as empresas de acrílico desempenham aqui um papel fundamental na concretização das ideias e projetos daqueles especialistas.

De novo, o desenho de produto e a qualidade de execução! Sobretudo, a interação próxima e atenta com os clientes por parte das empresas que produzem produtos em acrílico.


37 visualizações

Aproveite as nossas últimas novidades e ofertas especiais